sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Causas de Lesões Celulares

Causas de Lesões Celulares  
  • Agentes Físicos. Agentes físicos capazes de causar lesão celular incluem o trauma mecânico,temperaturas extremas (queimaduras ou frio intenso), mudanças bruscas na pressão atmosférica,radiação e choque elétrico.
  • Agentes Químicos e Drogas. A quantidade de produtos químicos que produzem lesão celular é capaz de produzir uma lista interminável. Quantidades mínimas de agentes conhecidos como venenos, tais como o arsênico, o cianeto ou os sais de mercúrio, podem destruir um grande número de células em poucos minutos ou horas e causar a morte. Outras substâncias, entretanto, nos acompanham diariamente; poluentes do meio ambiente ou do ar, inseticidas e herbicidas; ameaças industriais e ocupacionais, tais como o monóxido de carbono e o asbestos; estímulos sociais, tais como o álcool e narcóticos; e a sempre crescente variedade de drogas terapêuticas.
  • Agentes Infecciosos. Esses agentes variam de vírus submicroscópicos a grandes solitárias. Entre eles estão riquétsias, bactérias, fungos e formas mais desenvolvidas de parasitas.
  • Reações Imunológicas. Apesar de o sistema imunológico desempenhar uma função essencial na defesa contra agentes infecciosos, as reações Imunológicas podem,de fato, causar lesão celular. A reação anafilática a uma proteína estranha ou a uma droga é um exemplo importante, e as reações aos auto-antígenos são responsáveis por várias doenças auto-imunes.
  • Distúrbios Genéticos. Distúrbios genéticos como causa de lesão celular são de grande interesse para os cientistas e médicos atualmente. A lesão genética resulta em um defeito tão grave como uma malformação congênita associada com a Síndrome de Down, causada por uma anormalidade cromossômica, ou tão sutil a ponto de reduzir a vida dos eritrócitos devido à substituição de um único aminoácido na hemoglobina S, na anemia falciforme. Os vários erros inatos do metabolismo decorrentes de anormalidades enzimáticas, geralmente a falta de uma enzima, são excelentes exemplos de dano celular causado por uma alteração sutil em nível de DNA. As variações na composição genética também podem influenciar a suscetibilidade das células a lesões por substâncias químicas e outros ataques ambientais.
  • Desequilíbrios Nutricionais. Os desequilíbrios nutricionais continuam a ser a principal causa de lesão celular. Deficiências protéico-calóricas causam um número impressionante de mortes, especialmente na população de baixo poder aquisitivo. Deficiências de vitaminas específicas são encontradas em todo o mundo. Problemas nutricionais podem ser causados pela própria pessoa, como no caso da anorexia nervosa ou da desnutrição auto-induzida. Ironicamente, excessos nutricionais também se tornaram causa importantes de lesão celular. O excesso de lipídios predispõe à aterosclerose, e a obesidade é a manifestação da saturação de algumas células do corpo com gordura. A aterosclerose é virtualmente endêmica nos Estados Unidos e a obesidade está disseminada. Além dos problemas da destruição e do excesso de alimentos, a composição das dietas é uma importante contribuição para várias doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário