quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

PIGMENTAÇÕES

PIGMENTAÇÕES

É o processo de formação, acúmulo ou a redução dos pigmentos, podendo ser Exógenos ou Endógenos.



PIGMENTAÇÕES PATOLÓGICAS EXÓGENAS




°De Acordo com a via de introdução no organismo:



-Via inoculação (cutânea)



-TATUAGEM: Pigmentos exógenos insolúveis (manquim, carvão, ctc.), introduzidos por agulhas com propósitos decorativos ou identificadores. Histologicamente o pigmento é visto como pequenos grânulos fagocitados por histiócitos ou retidos no tecido conjuntivo fibroso.



-Via ingestão (oral)



-ARGERISMO: Intoxicação com sais de prata, mais comumente associada a administração excessiva e prolongada durante o já ultrapassado tratamento de cistites, coccidioses e oftalmias, com deposição nos glomérulos renais, glândulas sudoríparas e sebáceas e derme superficial de complexos prata-proteína produzindo uma pigmentação cinzenta azulada e permanente na pele e na mucosa oral.



-PLUMBISMO: Intoxicação com sais de chumbo, mais comumente associada a ingestão de capins contaminados com fumaça de fundições ou com água poluída por minas de chumbo, com deposição de sulfeto de chumbo nos ossos (principalmente no fêmur) e na mucosa oral odonto-gengival, produzindo uma línea escura – “ linha de chumbo”, além de graves lesões no sistema hematopoiético, no SNC e nos rins.



-BISMÚTICA: Intoxicação com sais de bismuto, mais comumente associada ao tratamento com compostos bismúticos ou como doença profissional, com deposição de sulforeto de bismuto principalmente nas gengivas com o aparecimento da “linha bismútica”.



-Via inalação (respiratória)



-PNEUMOCOMOSES: São alterações pulmonares e de linfonodos regionais decorrentes da inalação de partículas provindas do ambiente (poeiras, poluição do ar).



PIGMENTAÇÃO PATOLÓGICA ENDÓGENA



°Patologias dos pigmentos autóctenes.



-MELANINAS: Pigmento granular, amarelo, pardo ou negro, que não contém ferro nem gordura e resiste aos ácidos e álcalis, sendo entretanto destruída pela oxidação (H2O2). Dá cor escura a pele, ao cabelo, à Iris, à retina, corpo ciliar e coróide, a mucosa oral de cães, aos cascos e chifres (conforme a raça).



DESORDENS LIGADAS A HEMATOIDINA E PIGMENTOS BILIARES



-HEMATOIDINA: Pigmento derivado da metabolização do grupo corado, azul da Prússia negativo (isento de ferro), de estrutura química semelhante a bilirrubina, ocorrendo nas proximidades das hemorragias antigas na forma de grânulos amorfos amarelados, vermelho alaranjado ou então de pequeninas placas romboidais dispostas radialmente. Resulta da ação hemocaterética de macrófagos locais sobre as hemáceas extravasadas, traduzindo um processo localizado.



-PIGMENTOS BILIARES: Grupos de pigmentos oriundos da metabolização do grupo corado (protoporfirina III), azul da Prússia negativos, ocorrendo normalmente nas células do sistema monocítico fagocitário em decorrência da hemocaterese (eliminação de hemáceas velhas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário